SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Posse Nova Diretoria

SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Às quatorze horas do dia seis de dezembro de dois mil e treze, em Ribeirão Preto - SP, a Associação Brasileira de Psicologia realizou a Assembléia, dando posse, para o biênio 2014-2015, aos novos diretores:

Presidente: Ricardo Gorayeb
Vice Presidente: Dora Fix Ventura
Secretário Geral: Marcelo Frota Benvenuti
1º. Secretário: J. Landeira-Fernandez
2º. Secretário: Ronaldo Pilati
1º. Tesoureira: Renata Tamie Nakao
2º. Tesoureira: Maria Rita Zoega Soares

Esta Assembléia também deu posse aos membros eleitos para o Conselho:

Gerson Yukio Tomanari
Roberto Alves Banaco
Jairo Eduardo Borges-Andrade
Edna Maria Marturano
Giovana Munhoz da Rocha

PLANO DE AÇÃO
DIRETORIA SBP - BIÊNIO 2014/2015

A Diretoria divulga seu plano de ação, primeiramente reconhecendo o trabalho das Diretorias anteriores e do Conselho, e se propondo a manter o que é tradicional na gestão da Sociedade:
a) Manter e revitalizar as Reuniões Anuais de Psicologia, enfatizando a divulgação de conhecimento científico de ponta e a formação de estudantes, em diversos pontos do país,
b) Manter e revitalizar a representação da área científica da Psicologia Brasileira, perante a mídia, órgãos governamentais,
c) Manter e intensificar os contatos com SBPC e outras sociedades científicas
d) Buscar ativamente financiamentos de agências governamentais para atingir seus objetivos

Propõe também algumas ideias novas, para ampliar o âmbito de ação da SBP:

DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO:

- Aumentar a presença da SBP em diversas regiões do país, com atividades científicas além da RAP, ao longo do ano, como estímulo para os sócios e aumento das afiliações.
- Estabelecer representações da SBP em diversas regiões do país, com base nestas atividades.
- Analisar o desempenho da Revista e estimular seu crescimento e impacto
- Valorizar os anais das RAP
- Rediscutir a organização de simpósios, cursos e mesas nas Reuniões Anuais, para representar o mais amplamente possível a produção de conhecimento no país. Convidar lideranças de sub-áreas para a proposição do programa científico, trazer de volta professores e pesquisadores de renome para atividades significativas para os alunos (tanto as da RA quanto as locais).

DO PONTO DE VISTA DE RELAÇÕES COM OUTRAS ENTIDADES:

- Rediscutir e restabelecer as relações com o Conselho Federal de Psicologia
- Avaliar as relações com entidades internacionais e com as nacionais, como ANPEP, ABPMC e outras

DO PONTO DE VISTA ADMINISTRATIVO:

- Manter e valorizar a relação entre Diretoria e Conselho
- Discutir com o Conselho as ideias de Presidente Eleito, Presidente Passado Presidente de Congresso, para eventual mudança de estatuto.
- Valorizar a atuação do Presidente da gestão anterior, para ajudar em transições
- Estabelecer um contato maior com os associados, por uso da internet, fazendo a SBP mais presente e atuante (pensar num Boletim ou Newsletter mensal, ou bimestral, com divulgação das principais ações de seus sócios na área científica)
- Buscar apoios financeiros mais amplos, como por ex. Banco do Brasil, Petrobrás, Ministérios, etc... o que pode potencializar muitas ações consideradas 'difíceis', como contratar assessoria para o ‘site’, jornalistas, secretárias, assessoria para organizar congressos, etc...

Ricardo Gorayeb é Professor Associado de Psicologia Médica do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Sócio fundador da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto-SPRP, precursora da Sociedade Brasileira de Psicologia-SBP, da qual foi Presidente por cinco mandatos, além de participar de diversas Diretorias em outros cargos. Foi um dos responsáveis pela transformação da SPRP em SBP. Atualmente é membro do Conselho da SBP. Foi Secretário do Planejamento do município de Ribeirão Preto, SP de 1993 a 1995. Foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra em 1995. Mestre e Doutor pelo Instituto de Psicologia da USP, com pós doutorado na Duke University (1988) e Johns Hopkins University (1989), nos EUA e Pesquisador Visitante na Universidad Jaime I (2010), Espanha. Membro de Conselhos Editoriais de revistas científicas brasileiras, portuguesas e espanholas, consultor “ad hoc” de agencias de fomento e revistas científicas de psicologia no Brasil e exterior.

Dora Fix Ventura é Professora Titular aposentada do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia de 1968 a 2009, onde permanece como Colaborador Senior. É atualmente Vice-Presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (2013-2015) . Foi Vice Presidente da SBPC (2003-2007; 2011-2013) e da Brazilian Research Association in Vision and Ophthalmology (2010-2013). Presidiu a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (1991-1994) e a Federação de Sociedades de Biologia Experimental (1996-2001). Como membro de colegiados atuou na: Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (2006-2008), Conselho Deliberativo do CNPq (2004-2006), Comitê Assessor de Psicologia do CNPq (1993-1996; 2007-2010), e Latin American Research Committee (LARC) da IBRO (International Brain Research Association) (2010-2013), no qual foi eleita Presidente (2013-2016). É Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, membro titular da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), recebeu a Medalha CAPES 50 anos e a Medalha Neurociências Brasil, o Prêmio Ruben Ardila e o Prêmio Neurovisão.

Marcelo Benvenuti é Professor Doutor nível I no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000) e Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2004), com pós-doutorado na Universidade de Brasília (2008-2011). Foi docente da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor convidado no Programa Pós-graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília. Atualmente, é editor da Revista Brasileira de Análise do Comportamento e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia, no cargo de Secretário Geral. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. É credenciado como orientador no Programa de Pós-graduação de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo e atua em duas linhas de investigação: a) análise experimental do comportamento social, buscando identificar os princípios básicos de variação e seleção em fenômenos como a ilusão de controle, superstição, viés e aprendizagem cooperativa; e b) observação e controle restrito, buscando identificar as contingências básicas daquilo que é comumente identificado em psicologia como atenção. Trabalha também na discussão da necessidade de articulação entre ciência básica e análise de fenômenos complexos para a formação do psicólogo.

J. Landeira-Fernandez- Professor Associado da PUC-Rio. Professor Titular da UNESA. Sócio da SPRP, precursora da SBP, desde 1984. Graduado em Psicologia pela PUC-Rio. Mestre em Psicologia Experimental pela USP. PhD em Neurociências e Comportamento pela UCLA. Pesquisador 1B do CNPq. Fundador e atual presidente do IBNeC. Fundador e atual editor da Revista Psychology & Neuroscience. Atual diretor do Departamento de Psicologia da PUC-Rio.

Ronaldo Pilati - Professor de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da UnB. Bolsista produtividade nível 2 do CNPq. Editor-Associado e Editor-Chefe da Revista Psicologia Teoria e Pesquisa entre 2008 e 2013. Membro da International Association for Cross-Cultural Psychology e da Association for Psychological Science. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho entre 2001 e 2003. Realiza pesquisas em psicologia social experimental no campo da cognição social, desenvolvendo projetos e orientando alunos de graduação, mestrado e doutorado no estudo sobre processos automáticos, moralidade, comportamento prosocial, replicação experimental e processos transculturais.

Renata Tamie Nakao – Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), concluindo seu curso de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, com investigação na área de Psicologia da Saúde. É contratada como Psicóloga pesquisadora junto ao Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.

Maria Rita Zoega Soares - Professora Associada nível AC-A no Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. É Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (1984), Mestre em Educação pela UEL (1999), doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de Sao Paulo (2002) - bolsista Capes. Atuou em comissão que coordenou evento da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC) (2002) e foi Vice presidente do I Congresso de Psicologia Clinica e da Saúde (2005), realizado em Londrina, PR. Foi bolsista CNPQ para desenvolver estudos de pós-doutorado em Psicologia da Saúde na Universidade de Valencia - Espanha (2007) e bolsista Capes - estagio Senior para atuar como pesquisadora na Universidade Jaume I de Castellón - Espanha (2013). Atualmente é membro do Conselho da Editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL) e orientadora no Programa de Mestrado em Analise do Comportamento, atuando em linhas de pesquisa relacionadas à Psicologia Clinica e da Saúde.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: