SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

A SBP preocupa-se com possíveis novos cortes da C&T no país

A coordenação do Fórum de ciências sociais divulgou a nota abaixo no dia de ontem (17/10/2016). A diretoria da SBP está preocupado com mais este prenuncio de corte de recurso para fomento de ciência e tecnologia no Brasil. O corte de bolsas PQ do CNPq é um duro golpe no investimento continuado e de longo prazo para a ciência brasileira. Conclamamos a toda a comunidade científica da psicologia brasileira em se manifestar contra esta medida.


SOBRE O CORTE DE BOLSAS DE PRODUTIVIDADE DO CNPq.

Acompanhamos, ao longo do dia, uma intensa "movimentação" na internet sobre um possível corte de bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Falou-se, inclusive, em corte nas "bolsas vigentes".

Até o momento, as informações que temos são as seguintes:

1) Há vários Comitês de Assessoramento reunidos no CNPq nesta semana para julgamento das Bolsas de Produtividade;

2) Houve uma informação, na manhã desta segunda feira, 17/10, de que havia a recomendação do CNPq aos Comitês de Assessoramento, de corte de 20% nas bolsas que estão sendo "renovadas" neste ano. Ou seja, parece que houve a informação de que os Comitês poderiam recomendar para implementação em março de 2017, apenas 80% das bolsas que vencem em fevereiro de 2017;

3) Alguns membros dos Comitês repassaram essa informação a seus colegas de área que, por sua vez, a repassaram ao Fórum;

4) Esses mesmos colegas deram a informação de que os Comitês estavam se recusando a proceder o corte;

5) A Presidência da SBPC foi acionada e entrou em contato com o Ministro Kassab, que negou a recomendação do corte;

6) A Coordenação do Fórum tentou falar com a Direção do CNPq e não conseguiu; entrou em contato com servidores da área técnica do CNPq que disseram, à tarde, que não havia tal recomendação (pelo menos não na área de Ciências Humanas e Sociais);

7) Posteriormente, nos foi informado que pode haver, sim, uma recomendação aos Comitês para que, tal como ocorreu com as bolsas de IC, façam uma classificação dos pesquisadores que demandam bolsas de Produtividade considerando os dois cenários: de distribuição de 100% das bolsas que vencem em fevereiro e, outro, de classificação, prioridade 1, de apenas 80% dessas bolsas.

Ouvindo várias pessoas, inclusive do CNPq, acompanhando as notícias que chegaram ao Fórum e aquelas veiculadas nas redes sociais, inclusive de membros de Comitês Científicos do CNPq, nossa percepção é a de que é bem possível que haja, sim, uma redução do número de bolsas de produtividade em 2017.

O Fórum mobilizará as instituições científicas para que nos próximos dias se pronunciem coletivamente sobre essa que parece ser mais uma tentativa de desmonte da estrutura e das ações de C&TI no país.

Coordenação do Fórum de CHSSA

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: