SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Nota de pesar pelo falecimento do professor Arno Engelmann

É com pesar que a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) comunica o falecimento do arno engelmannProf. Dr. Arno Engelmann, docente aposentado do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP e Sócio Pleno da SBP.

O professor Arno Engelmann desenvolveu pesquisas importantes sobre a Gestalt e estados subjetivos perceptuais. Graduou-se em Filosofia na USP, onde fez especialização em Psicologia. Também fez especialização na Universidade de Illinois, USA. Obteve seus diplomas de Mestrado, Doutorado, Livre-docência e tornou-se professor titular no Departamento de Psicologia Experimental, onde organizou os laboratórios de Psicofísica e o de Emoção. Ministrou cursos para a graduação em Psicologia Geral, Psicologia Experimental, Psicologia da Percepção e Problemas Teóricos de Psicologia. São destaques dois de seus livros: “Wolfgang Köhler” e “Os Estados Subjetivos”.

Como sócio da SBP, participou de diversas Reuniões Anuais e pôde contribuir para o desenvolvimento e a divulgação da Psicologia científica brasileira.

A SBP se solidariza com familiares e amigos do Prof. Dr. Arno Engelmann pela inestimável perda.

 

__________________________________________________________

MENSAGENS DOS SÓCIOS

 

A Psicologia perde um grande pesquisador, representante entre nós da psicologia da Gestalt, uma escola que se manteve firme e forte na Itália e que hoje contribui enormemente para os novos tempos, em particular, na interação entre humanos e tecnologias. Tive a grata satisfação do convívio e intercâmbio científico com o prof. Arno Engelmann. Foi um grande companheiro nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Psicologia. Suas conferências sobre a consciência ficarão na história pela erudição e contribuições originais. Minha solidariedade a sua esposa Luci a quem muito admiro. Engelmann nos deixa um legado de dedicação, persistência e ética.

William Barbosa Gomes

__________________________________________________________

É com pesar que recebo a notícia do falecimento do Prof. Arno Engelmann. Ele fez uma contribuição a nossa psicologia sempre com muita elegância.

Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams

__________________________________________________________

A Academia Paulista de Psicologia, consternada pelo falecimento do colega Prof. Dr. Arno Engelmann, envia  pêsames a seus familiares e amigos.

Presidente Aidyl Macedo Q. Pérez Ramos

__________________________________________________________

 

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: