SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SBP destaca psicóloga brasileira na lista de pessoas que fizeram a diferença no mundo

No Dia Internacional da Mulher, a SBP presta sua homenagem a todas as mulheres, na pessoa da Profa. Dra. Carolina Martuscelli Bori, psicóloga brasileira, pesquisadora na área de psicologia experimental. carol

Carolina teve papel fundamental no estabelecimento do estudo científico da psicologia no Brasil, na implantação de cursos e laboratórios de psicologia experimental na Universidade de Brasília e na Federal de São Carlos, e na introdução e consolidação da análise experimental do comportamento. Em 1959, foi contratada como professora titular de psicologia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Campus Rio Claro). Orientou, mais de 100 alunos na pós-graduação. Acreditava que o conhecimento acadêmico devia estar mais próximo do povo, sendo esta a sua filosofia a frente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da entidade (1986-1989). Também esteve à frente da Estação Ciência (1990-1994). Participou da fundação da Sociedade Brasileira de Psicologia (SB), coordenou o Instituto de Psicologia da USP por 15 anos e trabalhou pela aprovação da Lei que dispõe sobre os Cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo. Destacou-se como liderança no engajamento da comunidade científica em questões políticas e sociais, como a extinção do Ato Institucional nº5/1968, a Defesa dos Direitos Humanos, a Liberdade de Reunião e de Expressão das Sociedades Científicas e a Luta contra o Desenvolvimento de Armas pelo Programa Nuclear Brasileiro.

O livro Psicologia e Ciência no Brasil [...] representa verdadeiro papel de Carolina: sua formação, sua carreira e suas lutas para dar à psicologia caráter científico e espalhar pelo Brasil seus ideias.

Fonte: MAIA, Otávio Borger e SALES, Kleber. VOX arte, cultura e ciência no Brasil. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Brasília, 2017.

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: