SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

SESI promove nesta quinta-feira (7) fórum sobre saúde mental nas organizações

Transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamentos entre os trabalhadores segurados pela Previdência Social; para auxiliar a indústria a enfrentar este desafio, o SESI desenvolve soluções preventivas com foco no bem-estar

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Florianópolis, 5.4.2022

Iniciativa do SESI está em linha com o Movimento #MenteEmFoco, da ONU

Transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamentos entre os trabalhadores segurados pela Previdência Social. Embora apresentem baixa letalidade, eles são responsáveis por mais de 12% da incapacitação decorrente de doenças. Para abordar este tema, o SESI, entidade da FIESC, realiza nesta quinta-feira, dia 7 - dia mundial da saúde - fórum com especialistas e empresas que vêm investindo na saúde mental dos seus colaboradores. O evento será transmitido pelo canal do SESI no YouTube a partir das 14h.

>> Inscreva-se para acompanhar o evento.

Com apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) de SC e da Sociedade Brasileira de Psicologia, o fórum mostra como o Movimento #MenteEmFoco e a Sociedade Brasileira de Psicologia estão atuando para estimular e trazer a discussão da saúde mental para o centro das decisões nas empresas. Durante a live, os participantes conhecerão os cases da Unilever, Nestlé e Coteminas, companhias que já desenvolvem programas voltados à saúde mental dos trabalhadores. Na Coteminas, mais de 800 colaboradores já foram atendidos e o impacto disso foi a redução dos afastamentos para tratamento de transtornos mentais.

Investir em prevenção é rentável e eleva produtividade

Um estudo compilado pelo Observatório FIESC mostra que a pandemia do coronavírus deu visibilidade ao assunto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 284 milhões de pessoas no mundo sofrem de ansiedade e 265 milhões de depressão. Em outro levantamento, a organização calcula ainda que, para cada dólar investido em prevenção, há quatro dólares de ganho em produtividade e engajamento.

Para o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, a pandemia revelou e agravou uma tendência mundial de adoecimento populacional que já estava em curso há tempo. “O aumento da incidência de transtornos mentais e comportamentais decorrentes da crise sanitária da Covid-19 impôs um maior senso de urgência nas ações institucionais que fazemos para contribuir com o bem-estar e a saúde do trabalhador catarinense”, avalia. Uma das iniciativas é o atendimento por meio da telemedicina, com médicos disponíveis 24 horas.

Apoio à indústria no enfrentamento

Para auxiliar a indústria a enfrentar este desafio, o SESI desenvolveu um pacote de soluções preventivas com foco no bem-estar. De acordo com Sendi Lopes, gerente de saúde e segurança na indústria do SESI e do SENAI, as estratégias atuam com foco na prevenção. “As soluções em saúde mental desenvolvidas pelo SESI/SC atuam em frentes que vão desde o diagnóstico e monitoramento da saúde mental dos colaboradores, com o apoio da assistente virtual Cora desenvolvida durante a pandemia da Covid, sensibilização e psicoeducação dos trabalhadores sobre o tema, capacitação e instrumentalização dos líderes para que atuem como fatores de proteção em saúde mental na empresa, até o atendimento em psicologia nos formatos individual e em grupo”, explica a gerente. As soluções do SESI/SC são personalizadas e buscam atender as demandas específicas das indústrias, contribuindo para o aumento da produtividade, redução dos custos com afastamento e melhora da qualidade de vida dos trabalhadores.

>> Acesse a íntegra do estudo compilado pelo Observatório FIESC.

 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Newsletter

Cadastre-se para receber notícias por e-mail: