SBP Sociedade Brasileira de Psicologia

Artigos

Propriedades psicométricas da escala multidimensional de suporte social percebido
31/01/2018
O suporte social pode ser definido como a percepção de que existem pessoas que proporcionam ao indivíduo recursos afetivos ou, até mesmo, financeiros. O suporte…

Ausência de efeito do papel do jogador de jogos digitais no comportamento prosocial
31/01/2018
Nos últimos anos, diversos estudos enfocaram a relação entre o conteúdo de jogos e o comportamento prosocial. Apesar de várias evidências terem sido encontradas, a…

O Brasil e sua cultura de corrupção
20/07/2017
Infelizmente, a corrupção é um tema recorrente para os brasileiros, sempre presente nos noticiários. Mas a extensão deste tipo de comportamento vai muito além das…

Provérbios e ditados no ensino de princípios de análise do comportamento.
28/06/2017
Ditados populares são antigos, alguns tão antigos que são de épocas em que a transmissão da cultura era feita apenas oralmente, não havia memória escrita.…

Mudanças rápidas em práticas culturais e o DNA da descrença
26/05/2017
Estava eu viajando de avião da maneira complicada, característica de quem precisa levar a bordo concentrador portátil de oxigênio e baterias suficientes para a duração…

Vamos combater o abuso sexual de crianças e adolescentes
18/05/2017
A data 18 de Maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O assunto,…

Dra. Margarida H. Windholz comemora seu 90º aniversário
02/06/2016
Dr. Antônio Jayro da Fonseca Motta Fagundes*     A Dra. Margarida Hoffman Windholz,** mas conhecida como Maggi, completou 90 anos de feliz e profícua…

Aids: onde está o problema?
01/12/2015
Vera Paiva * Universidade de São Paulo - PST & NEPAIDS A epidemia cresce entre os mais jovens de modo preocupante: a probabilidade de infecção…

O que é psicologia do trânsito?
01/10/2015
Fábio de Cristo * Os jornais e telejornais frequentemente mostram acidentes e tragédias no trânsito. São motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas que, deliberadamente ou não,…

Mitos sobre a redução da maioridade penal
27/04/2015
O que falta no nosso país não é a construção de mais presídios, por grandes empreiteiras, para poder comportar todos os adolescentes que seriam condenados,…

<123>